sexta-feira, 21 de junho de 2013

algumas impressões em relação ao despertar repentino do gigante

algumas impressões em relação ao despertar repentino do gigante se confirmaram hoje. é legal, é simbólico e é legítimo estar nas ruas e ocupar espaços públicos para expressar descontentamento. mas chegar lá e ficar todo mundo se olhando e pensando no "e agora?" é complicado. acho que a ausência de pautas - ou pautas demais, e genéricas demais - são determinantes pra essa confusão, inclusive pra se ter todo tipo de reivindicações, desde as mais conservadoras, juntas. e tenho minhas dúvidas da efetividade desse tipo de movimento, pela inexistência - ou difusão - da pauta. por outro lado, uma polícia truculenta como a nossa dá vontade de continuar no protesto só pra contrariar, já que tá difícil ver reivindicação concreta. 
junto da ausência de pautas, o autoritarismo que vem aparecendo é bem questionável. não compro a ideia de golpe porque acho que a conjuntura não permite, mas certo tom antidemocrático nas manifestações é evidente. e nem vou entrar na questão do vandalismo, porque pode recair num moralismo que alguns setores da cobertura jornalística já estão adotando, ao enquadrar o que é ou não um manifestante "de bem", por assim dizer.
por fim, acho interessante ver o pessoal na rua e, com sorte, a criação de uma cultura política de exigir os direitos e tomar consciência de que os assuntos públicos também dizem respeito a cada um de nós - é, consigo ser otimista de vez em quando. mas acho também que ocupar a rua ou prédios públicos é pouco, e se for pra descambar pra autoritarismo e pra defesa de pautas conservadoras, não consigo ser tão otimista em relação aos benefícios de termos a sociedade civil na rua. nesse caso, era melhor o gigante voltar a dormir.

3 comentários:

  1. Querida amiga

    As suas colocações
    são sempre inteligentes.
    Diante de tanto tempo
    sem nada reivindicar,
    de repente se descbre
    que há tanto o que se buscar,
    e certamente com o amadurecimento
    dos movimentos, pautas surgirão.
    Agora é preciso tempo,
    pois o processo de politização
    nunca foi e não será feito
    de um dia para o outro.

    Que bom novamente
    ver o seu pensar
    nas páginas deste precioso espaço.

    ResponderExcluir
  2. Afinal de contas, o brasileiro saiu nas ruas para protestar, que eu me lembre foi no fora Collor. Já era hora de voltar, e parece que voltou com mais força. Parabéns pra "NÓIS".

    Bj

    ResponderExcluir
  3. Querida amiga.

    Meu desejo para os que habitam
    o meu coração,
    é um mergulho no tempo,
    onde cada dia,
    é um dia de ano novo,
    e cada sonho,
    uma senha a ser descoberta,
    nesta caminhada rumo a alegria.

    Muito obrigado por sua amizade.
    Que sejamos e façamos felizes a cada dia.

    ALUÍSIO CAVALCANTE JR.

    ResponderExcluir