quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A culpa é do Fidel (?)

Fazia tempo que pensava em algo pelo que valesse a pena parar um pouco para escrever, mas ainda não tinha encontrado. Eis que abro a internet há pouco tempo e encontro a notícia de que Fidel Castro afirmou que o modelo de Cuba não serve mais nem pra eles. Seria mentira negar a surpresa e o pesar com que li a manchete.
Ao ler a matéria, no entanto, as coisas ficam mais claras. O que não funciona mais é essa burocratização toda, a repressão, e os favorecimentos que, inevitavelmente, aparecem. Creio que a questão não seja ideologia, mas a forma como foi aplicada, uma vez que o comunismo, como prática, não aconteceu de fato. As tentativas de estabelecê-lo acabaram degeneradas, como na União Soviética stalinista, ou sufocadas, como o exemplo da pequena ilha americana. Apesar dos erros, inegáveis são os avanços na educação e na saúde - áreas interligadíssimas - dos cubanos desde a Revolução.
O que é imprescindível, agora, é encontrar novas formas de colocar em prática as idéias de justiça e de igualdade exaltadas em 59, sem esquecer das palavras do Che - que dizia que todo revolucionário era um apaixonado -, porque, sem amor, cai tudo no vazio.
Leia aqui o comentário do Comandante sobre as declarações.

Um comentário:

  1. Li que o Fidel desmentiu essa informação, disse que o repórter interpretou mal as palavras dele... Mas ainda assim, acho interessante pensar em novas formas de se construir o socialismo. Inclusive, Hobsbawm disse em "Era dos Extremos" que "o fracasso do socialismo soviético não se reflete sobre a possibilidade de outros tipos de socialismo".

    O socialismo cubano sobreviveu ao fim da URSS (lá se vão quase 20 anos), mas ele mantém características semelhantes, como não podia se esperar algo diferente, dado que a revolução socialista de 1917 foi modelo para todas as outras. Logo, é semelhante tanto nos aspectos positivos (educação, saúde), como nos negativos (burocratização, repressão). Ir adiante, corrigindo os erros, é preciso.

    ResponderExcluir