sábado, 22 de agosto de 2009

Minha esperança é imortal



Em meio a Sarneys e acordões para absolver todo mundo, a esperança leva mais um golpe. São farras das passagens, atos secretos e bravatas éticas que duram até as falcatruas do seu emissor serem descobertas também, pois, a partir daí, a idéia é a de que todos merecem a salvação.
Sou uma lulista assumida, mas não é por isso que acho que todos na base aliada sejam bons meninos bem intencionados, dos quais o inferno está cheio. Creio, sim, que as investigações têm que serem mantidas e os culpados condenados porque, enquanto o Sr. Sarney está protegendo a sua mansão, os maranhenses são os mais pobres do país. A pergunta que não quer calar é: por que não investir este dinheiro gasto em segurança para educar as crianças e evitar sua marginalização? Isso já não é mais egoísmo. É mesquinhez mesmo.
Do outro lado, o senador Arthur Virgílio, subitamente, deixou de incitar as punições ao presidente da Casa. Será que tem a ver com o fato de ele também ter as mãos sujas? A bancada dos "éticos", coincidentemente formada pela atual oposição que vendeu o Brasil, calou-se. Deram-se conta de que estão no mesmo barco do acusado, talvez?
São fatos assustadores e desestimuladores, reconheço. Mas, por isto mesmo, é mais uma chance para enxergarmos a necessidade de ser e fazer diferente, de ter um ideal e lutar por ele, afinal, ficar só no sonho não é suficiente. Só posso terminar com um trecho de um dos meus textos preferidos:

"Dirão: É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal. Eu direi: Não admito, minha esperança é imortal. Eu repito, ouviram? Imortal! Sei que não dá para mudar o começo mas, se a gente quiser, vai dar para mudar o final!"


Um bom qualquer coisa, com doses imensas de indignação.

Para quem quiser continuar tentando mudar o final: Campanha Ficha Limpa

4 comentários:

  1. Os poderosos não são só mesquinhos e egoístas: são muito é inteligentes. Eles sabem que investir em educação é um perigo sem precedentes. Porque que ter um povo consciente e instruído? Para que eles exijam seus direitos e tirem o lucro da corrupção e da sonegação? Para que eles façam protestos e greves bem elaborados (até mesmo ameaçadoras) como os franceses? Deus livre o Planalto disso! O povo pode ser manipulado à vontade pelos poderosos, não por ser ignorante, mas por nunca ter sido disperto desse estado de latência mantido à base de futebol, BBB, religião, obras colossais e bolsas auxiliares. O Brasil não investe em educação como deveria não por ser burro, mas por ser esperto até demais...

    ResponderExcluir
  2. quem essa "menina dos olhos" pensa que é? Acha que entende mais do que os outros, tentando explicar tudo... odeio gente assim.

    ResponderExcluir
  3. Incrível Camila.
    Rolando Boldrin, me acompanha desde a infância. Homem que ama profundamente este País, e o povo brasileiro.
    Esta semana separei este vídeo para enviar a você, e agora vejo que você o descobriu.
    As vezes gestos rudes nos ensinam a ser pessoas melhores, a retribuir com gentileza a arrogância.
    Acho que este dom é o que tanto irrita os que diferentes de nós, não são sonhadores e não acreditam que podemos muito com os nossos sonhos.

    ResponderExcluir
  4. Esse vídeo é muito fantástico, muito emocionante mesmo. Risquemos os nossos fósforos e não vamos deixar a escuridão vendar nossos olhos.
    Minha esperança é imortal. Impossível um mundo apolítico

    ResponderExcluir