sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Panis et circenses

Não posso dizer que as últimas edições dos maiores telejornais do país tenham-me desapontado. Apesar de saber da indelicadeza e falta de ética das quais a Rede Globo e a Rede Record usaram para trocarem acusações, não posso deixar de curtir a queima do circo, literalmente, no nosso país.
A Rede Globo, com toda a sua aura de defensora da moralidade, não perdeu a chance de dar um cutucão na principal, ainda que distante, concorrente ao noticiar com destaque a investigação que ronda a Igreja Universal. Tudo bem que os Procuradores só estão mostrando o que todo mundo já sabia, que o dinheiro do dízimo não ia bem para as obras sociais, mas o peso dessas acusações é outro quando veiculadas no Jornal Nacional.
Edir Macedo, digo, a Record, não perdeu tempo e, em sua defesa, resgatou todo o passado sujo da Globo. Certas contradições são muito curiosas... Uma delas é que uma grande corporação televisiva que passou muito tempo lambendo as botas da ditadura e tentando influenciar o resultado de eleições queira atacar a outra que, não de modo mais lícito, ganhou a dimensão atual à sombra da Igreja Universal.
O fato é que ainda houve espaço para uma propaganda ufanista das maravilhas da IURD, mostrando projetos sociais, templos e - pasmem! - um jatinho dito essencial para os pastores. O que mais me incomoda nisso tudo é que tem gente que realmente acredita e tira o pouco que tem para dar a um milionário aproveitador. Religião é um assunto complicado e um negócio também.
À sociedade civil, resta acompanhar o desenrolar da novela e ver os podres das duas gigantes do pão e circo em horário nobre. Espero que sirva para que o povo brasileiro desligue a televisão por um bom tempo, pelo menos enquanto dura sua (curta) memória.

5 comentários:

  1. "Deixa tudo o que tens e me segue!"
    gostei, mas tá com uns errinhos bestas: http://www.comshalom.org/webforum/index.php/topic,800.msg1708.html#msg1708

    ResponderExcluir
  2. O Tempo Não para, música de Cazuza nestes instantes tem o triste encanto de sempre ser atual.
    O ruim não são as atuais emissoras. O ruim é não vislumbrar em um futuro próximo, alguma outra que possa ser diferente.

    ResponderExcluir
  3. Já falei o que tinha pra falar sobre isso. Enquanto não acaberem com as religiões ou não surgir alguém para contra-argumentar comigo, não sou mais do que um velho rabugento expressando sua resignação.

    ResponderExcluir
  4. também tô me divertindo com essa idiotice em tv aberta. pobre de nós.

    espero um texto fresquinho sobre o repórter record de hoje!

    ResponderExcluir
  5. O conflito entre as redes de televisão são completamente absurdos e sem ética alguma. Que a verdade seja esclarecida e não que absurdos sejam inventados para apenas atingir a oposição.

    ResponderExcluir