domingo, 18 de abril de 2010

É a conta menor que tiraste em vida



Mais um aniversário do massacre dos camponeses em Eldorado dos Carajás chega e pouca coisa muda. Apesar de terem ganhado um dia que deveria nos lembrar a injustiça ainda reinante, os trabalhadores sem terra continuam amargando as antipatias usuais das elites e dos meios de comunicação que as refletem, como se lutassem por uma causa imoral.
O MST é, frequentemente, reduzido a uma corja de radicais preocupados em danificar a terra alheia. Esquece-se, porém, de que muitos desses latifúndios causam um dano social muito maior, pois permanecem improdutivos, enquanto milhares de pessoas não têm, literalmente, onde caírem mortas. A grande mídia, por sua vez, exerce, magistralmente, o papel de conservadora do status quo, já que reforça, de todas as formas possíveis, os preconceitos e satanizações do movimento.
Li, uma vez, não tenho certeza se era verdade, que existe, no Amazonas, uma fazenda do tamanho do estado de Sergipe. Verídica ou não, a informação ilustra a gravidade da questão fundiária no Brasil. Em uma situação assim, reforma agrária só pode ser considerada obra do capeta mesmo. E, do jeito que a palavra de Deus tem sido usada por quem não devia, não é de surpreender que o coisa ruim cuide do Reino dos Céus.

Uma atualização: Nessa semana, aqui no Ceará, onde não imaginava que os conflitos por terra fossem tão intensos, um líder comunitário foi cruelmente assassinado, provavelmente, pelas causas que defendia. São muitos, quantos mais teremos que contar?

2 comentários:

  1. "E, do jeito que a palavra de Deus tem sido usada por quem não devia..."

    Isso me fez lembrar o Bush dizendo que "Deus estava com ele" quando decidiu destruir o Iraque.

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga Camila

    Hoje a minha visita é para agradecer.
    Nestes dias que celebro a minha vida,
    tenho certeza de que a mesma
    não teria o brilho de hoje,
    se não fossem os amigos e amigas
    que a tornam valiosa
    mesmo que distantes.

    A ti gostaria de dizer obrigado:
    Obrigado pelas visitas ao meu blog.
    Obrigado pelas palavras semeadas.
    Obrigado por sentir os meus textos
    com os olhos do coração.

    Sou eternamente grato a vida,
    por mais estes presentes
    que de modo gentil
    deixas em minha vida,
    fazendo de mim uma pessoa melhor,
    e pleno de felicidade.

    Lindos dias de vida para ti.

    ResponderExcluir