domingo, 4 de abril de 2010

Terra nem tão civilizada assim

Fui, na semana Santa, visitar uns tios que moram no Maranhão. Embora não tivesse ouvido falar bem do estado, gostei muito. Assim como as de Alcântara, as ruas do centro histórico de São Luiz transpiram história e beleza, o que serviu para aumentar minha indignação com o que foi feito do lugar.
Indignação de ver casarões, alguns com mais de 200 anos, abandonados. Tombados, mas sem conservação alguma. Azulejos arrancados, plantas tomando conta das casas e, nas habitadas, moradias miseráveis são cenas comuns quando se passeiam pelas ruas de calçamento do centro da capital. Em meio a esse mar de descaso, há um antigo convento bem arrumado. Explica-se logo: o prédio abriga o Memorial de José Sarney.
A impressão que se tem é a de estar em uma terra sem dono. Aliás, com um só: uma certa família. Precisa explicitar qual? É o velho costume de governar o bem público como se fosse privado, sacrificando, se preciso for, uma população, a história e o desenvolvimento de um estado, porque prestar esse desserviço em 40 anos é perfeitamente possível.
Por fim, há uma música em um supermercado maranhense que diz que o local é bom demais. Eu o modificaria afirmando que há tempo de torná-lo muito bom. Não eleger os Sarney - nem deixá-los tomar o poder a força, como fizeram no último pleito - já é um grande primeiro passo.

4 comentários:

  1. Camila.

    Penso que tão tristes
    quanto os casarões abandonados,
    são as pessoas abandonadas pelo mundo.
    Assim perdem-se histórias de nossa cultura
    e perdem-se pessoas neste País.

    Que o amor tome conta de ti.

    ResponderExcluir
  2. Dona de Casa Desesperada8 de abril de 2010 às 21:35

    É um absurdo, esse país é muito atrasado! Na Europa, isso sim um país (sic) civilizado, as pessoas respeitam a história, não são vândalos favelados sem origem! Em Londres, por exemplo, há uma plaquinha de bronze na casa de cada personagem histórico, seja ele poeta, cantor ou político. Aqui, nesse cu inflamado chamado Brasil, a única coisa de bronze são os talheres dos políticos!

    ResponderExcluir
  3. O problema do Brasil é a péssima qualidade da educação que têm as crianças na maioria das escolas. Saem de lá sem terem noção da importância do que é público - pensando que "se é público, é de ninguém", quando na verdade é de todos nós (embora alguns achem que por ser público, é dos donos do poder). E não dão o devido valor ao patrimônio histórico, achando que "coisa velha" tem de ser derrubada para se construir uma torre envidraçada, só porque é "moderna" (mas o gasto com ar condicionado...).

    No caso do Maranhão, claro que tirar os Sarney do poder já é um primeiro grande passo... Mas é preciso tomar cuidado com quem vão colocar no lugar - aqui em Porto Alegre não tem Sarney mas também se costuma deixar cair prédios tombados pelo patrimônio histórico para que se construam prédios "modernos" no lugar.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que todos os prédios tombados do centro histórico deveriam ser transformados em nightclubs.

    ResponderExcluir