quarta-feira, 28 de julho de 2010

Dizem que ela existe pra proteger



Depois de quase duas semanas viajando, estava meio por fora do mundo. Imagine, então, minha surpresa ao ler o jornal e encontrar uma baita reportagem por causa de um garoto de 14 anos morto por um policial do Ronda do Quarteirão, um dos grandes projetos do Governador Cid Gomes. Ironicamente, o slogan do programa é "a polícia da boa vizinhança".
A indignação vai perpassando a narração dos fatos. O menino estava ajudando o pai no trabalho, e foi morto por ser considerado suspeito e não ter parado quando o guarda ordenou que parasse. O pai, que conduzia a moto, disse que apenas não ouviu a ordem. O policial, no entanto, não quis saber. Atirou e depois perguntou, uma ação não muito incomum quando se trata de suspeitos pobres, ainda mais quando eles são potenciais ameaças à uma área nobre, como o bairro no qual aconteceu o assassinato.
As posições assumidas são diversas. Enquanto o Governador diz ter sido um erro pessoal e que não mancha a imagem da corporação, a Prefeita de Fortaleza defende o desarmamento da Guarda Municipal e criticou o despreparo policial. Fala-se muito, nos últimos tempos, em proteção e em ficar refém dos bandidos, criando um clima de vale tudo e de salve-se quem puder. Ao invés de investir na base, ou seja, na educação, canalizam-se os investimentos para a segurança, especialmente a bélica, como se repressão fosse a solução. Ela até pode intimidar - ainda que de forma sutil -, mas a cada vida perdida por causa dela, tem-se mais certeza de que não é o caminho.

3 comentários:

  1. Isso me fez lembrar uma daquelas famigeradas correntes que já recebi, criticando a tentativa de acordo sobre o urânio do Irã que foi mediado por Brasil e Turquia. Reclamavam das "penas cruéis" a que seriam condenados os criminosos no Irã: pura demagogia, já que defendem que se façam coisas até piores por aqui...

    ResponderExcluir
  2. Camila, vim conhecer o teu blog e encontro este post abordando o assunto da crônica q postei no meu, da escrita Martha Medeiros, até na música dos Titás, ela se refere.
    Polícia deveria cumprir o seu papel, q é zelar pela segurança da população e fazer cumprir as leis, mas como a corrupção está em toda parte, ela tb é encontrada no meio policial.

    ResponderExcluir
  3. Acho que vcê deveria se preocupar mais com a forma que você fala sobre o Ronda do Quarteirão.
    Coisas como essa acontecem, e são indignantes,mas não se pode generalizar assim e criticar todo um projeto e todo um sistema, pois exiatem policiais que são muito bons e responsáveis.

    ResponderExcluir