sexta-feira, 22 de maio de 2009

A gente vai contra a corrente, até não poder resistir.

De vez em quando, vejo-me pensando no conceito de amadurecimento nestes nossos tempos loucos, nos quais parece estar tudo trocado, com o que era virtude virando vício. Devo confessar que não sou afeita a tradições, mas parece que as coisas estão ficando piores. Para quem faz questão de ser diferente, então, é um novo golpe a cada dia.
Parece que fazem questão de nos transformar em pessoas medíocres, iguais a eles, sob a desculpa do amadurecimento. “Você só é assim porque é nova”, “Isso é fase”, “Quero ver essa paixão daqui a alguns anos” são frases recorrentes ao meu cotidiano. Reconheço que é fácil ser de esquerda e ir de encontro aos males do mundo enquanto se é jovem, mas não aceito a descrença no caráter que deve ser enraizado desde cedo. E outra. Atualmente, o padrão é não ter nada na cabeça nem se preocupar com coisa alguma. Então, não é tão simples assim, são pressões de todos os lados.
Não entendo, também, porque tentar podar os sonhos de quem busca uma nova realidade. Soa recalcado, como birra de criança, como se dissessem: “Eu não consegui, você também não vai”. Esquecem-se, então, de quão necessária às pessoas é a justiça, o amor e outras dessas coisas fora de moda.
Para justificar-se perante a sociedade, surge a desculpa pequeno-burguesa do amadurecimento, como se este fosse sinônimo de mediocridade. Para evitar encontrar consigo mesmos, criam a armadura e se eximem de suas contribuições para os rumos da humanidade. Para completar, continuam tentando arrancar brutalmente as esperanças dos que passam por suas vidas, esquecendo-se do efeito contrário que isto pode ter. Após o impacto inicial, interiorizo ainda mais o pacto selado comigo mesma de ser diferente e esfregar na cara deles, mais tarde, que fui contra a corrente quando eles, como já dizia Chico, em Roda Viva, precisaram recorrer à volta do barco, sem sentir o quanto deixaram de cumprir.

5 comentários:

  1. pense numa frase que eu já ouvi pra kct: você não pode mudar a realidade...
    mas isso não é verdade kemyx. desista não. mesmo contra a corrente, você não estará sozinha

    ResponderExcluir
  2. Poise! Nossa guerrilha ainda vai vingar!

    ResponderExcluir
  3. Hoje vivemos um tempo em que as pessoas que tem fé no que é justo e no que é bom, são consideradas tolas.
    Rubem Alves ( você precisa ler ), fala em um dos seus livros que quando todos estão fugindo, quem tem coragem de voltar parece estar fugindo também.
    Deste modo, alguns desistem. Já outros entendem o que é a verdadeira felicidade. Sinto que você faz parte do segundo grupo.

    ResponderExcluir
  4. O novo líder da ONU, um tal de Ki Moon, coisa assim, está sendo rejeitado e visto com estranheza no cenário mundial por falar explicitamente em amor, solidariedade e companheirismo. Quando esses sentimentos básicos são vistos como ridículas fraquezas e a burocracia, o "progresso" e a impessoalidade são tidas como o normal, você percebe que em algum ponto a humanidade perdeu o caminho, que a sociedade não vai bem mesmo...

    ResponderExcluir
  5. "A humanidade é desumana
    Mas ainda temos chance,
    O sol nasce pra todos,
    Só não sabe quem não quer..."

    Como adulta e dentro do perfil do amadurecimento, ainda assim compartilho contigo os valores do afeto e das virtudes. Creio que no centro do nosso DNA, há uma inscrição imutável sobre o amor. Desconheço um único ser humano, que não desejou ser amado por alguém na vida. Isso de Hitler a uma ingênua criança. Desconheço quem não desejasse ser honestamente considerado. São verdades plenas, imortais, por isso é necessário um texto tão pronto, que só no ato de cópiar e colar está fomentando uma ideologia, que é pior do que ser burguesa, afinal ela se enfeita muito e paga muito caro, para ser vista e amada. É tão mediocre que é uma ideologia sem lugar. Ditada burramente pelo opressor, seja ele rico, pobre machista, político corrupto, jovens alienados, adultos exauridos pela batalha da vida. É uma pena! Mas...
    "Quando o sol bater
    Na janela do teu quarto,
    Lembra e vê
    Que o caminho é um só."

    ResponderExcluir