domingo, 1 de novembro de 2009

Vida inteligente(?)


Acabei de assistir ao novo filme do circuito comercial que traz a vida alienígena como foco. Ao contrário do lugar comum, que sempre esbarra nas idéias prontas, Distrito 9 faz críticas interessantíssimas, a começar pelo lugar onde se passa, na África do Sul.
A primeira delas é que os aliens, ao invés de invadirem a Terra, têm sua nave "explorada" pelos humanos, naquele modelo bem conhecido, sem pedir a menor licença. Como os extraterrestres estão subnutridos, a benevolente humanidade os resgata e os joga em um espaço militarizado que, futuramente, formará uma favela, submetendo-os a todo tipo de abuso. Alguma relação com a política intervencionista das grandes potências?
Outro ponto curioso é o tratamento dado a eles que, mesmo confinados e com péssimas condições de vida, ainda são tratados como culpados quando se revoltam. Sou obrigada a lembrar da nossa grande mídia que, com toda a sua alegada imparcialidade, comunga com os privilégios dos poderosos e estes, contando com tal apoio, só administram a situação. E o pior, parece que levantar a voz contra isso é coisa de outro mundo.

"Os grandes só são grandes porque estamos de joelhos. Levantemo-nos."

3 comentários:

  1. a idéia inicial do filme é boa, mas lá pela metade aparecem os robôs, a ação exagerada e muitos, muitos clichês. mas vale a pena de qualquer forma.

    ResponderExcluir
  2. Querida Camila.
    Se andarmos pela periferia da cidade encontraremos vida extra-terrestre.
    Pessoas que sobrevivem sem casas, que recolhem lixo pelas ruas, que não tem saúde, nem hospital.
    Vez por outra tem-se notícias delas nos discursos dos políticos de direita ou esquerda, de cores tão diferentes, mas de essência tão igual.

    ResponderExcluir