sábado, 24 de outubro de 2009

Peixe fora d'água.


Eu adoro festas, mas só de pensar nos preparativos - apertar o vestido, comprar o sapato, ir ao salão - sinto uma preguiça enorme. Sem contar que sou alvo de piadas por parte dos amigos desde a semana anterior por causa do meu jeito, digamos assim, diferente.
A odisseia começa na compra do vestido. Lá vou eu, de calça jeans, camiseta e chinela, atrás do meu vestido passeio completo. Não sei por que, mas tenho a impressão de que quando a vendedora coloca o salto 15 cm para completar o traje, é só para ter certeza de que meu mundo é outro.
Concluída a primeira parte, é hora de comprar o sapato, que não pode ser muito alto, afinal, o plano é passar a noite calçada. Não sei qual a dificuldade das atendentes em falar logo que não têm o que procuro. Deve ser uma vaga esperança de que vou mudar de ideia ao ver o mais novo lançamento da marca. Mal sabem elas que aí é que repugno o referido objeto. Depois de muito andar, no entanto, encontro o famigerado calçado.
Para encerrar, o salão de beleza, um capítulo à parte. Não tem coisa que odeie mais que acordar cedo, principalmente no fim de semana. E, normalmente, inventam uma coisa pra eu fazer durante a manhã - sim, meu cedo é a manhã inteira -, nem que seja dar uma viagem perdida. Eu devo ser a antipática de todos os cabeleireiros que já frequentei, pois não sou de puxar assunto ou ficar conversando horas e horas enquanto tiram a minha sobrancelha. Sou adepta do MP3 e do livro, ao invés da televisão e das revistas tão construtivas disponíveis.
Mas o que mais me intriga é a capacidade que algumas pessoas têm de contar a vida toda a qualquer estranho. É exposição demais para mim. Ah, também não há perigo de sair do salão sem um pitaco sobre o meu cabelo levemente hippie. A síntese das opiniões é: alisamento. Parece que é pecado não querer ser Barbie.
Depois de toda a epopeia descrita, chega a hora da festa e de ver os meninos com roupa de velho. O perigo é que a cabeça envelheça junto com ela.

7 comentários:

  1. Enquadrar-se no statu quo é realmente muito chato, mas todo bom revolucionário precisa de suas aventuras na Cidade de Thor, não é ?
    E quanto à cabeça envelhecida, infelizmente não poderemos chorar e nos lamentar pelos jovens que envelhecem. Não iremos vê-los de terno, barriga e cubículo e dizer "é uma pena, ele era tão vivo, tão cheio de idéias, paixões". Não, não poderemos porque nunca houve um jovem, nunca houve uma paixão. Muito pior do que as cinzas é a certeza de que não houve chama.

    ResponderExcluir
  2. Camilinha,
    Há em nós partes indivisíveis, onde reside a essência de nossas crenças e valores. Lutamos bravamente para vivenciar a qualquer custo, o que cremos e por isso precisamos de crenças valorosas, humanizadas e criticas. Mas, há também uma porção fluída, com vida inteligente, simbolica e ritualistica, que sabe sobre as circunstâncias, que nos projete de distanciamentos e congelamentos sociais, que nos coloca diante da vida com todos os nunces e por fim, também, protege a nossa essência.
    Se recebermos esta fluidez com a sabedoria do tempo que é transitório e de sua simplicidade e ... assumirmos o instante entendo que o retorno ao perene é necessário e saudável, a essência do amor será preservada e participaremos de eventos, permanecendo firmes no que pulsa na alma e no coração. Saberemos descer do salto e voltar às raízes! Com a cabeça jovem, cheia de sonhos e boas lutas!

    ResponderExcluir
  3. Camis...você é mesmo como se descreve "levemente hippie"...mas saiba também já tive esse pé na falta de coragem pra se arrumar e odiar ser igaul a todos! Não que eu esteja dizendo que você vai mudar; mas quem sabe seja uma hiponga moderna e na moda, que usa cremes pra seixar o cabelo com cachos soltinhos e hidratante pra evitar que a pele fique enrugada mais cerdo!!!...
    Amei o texto...amo você!

    ResponderExcluir
  4. O bom é ver as coisas boas que podem ser vividas quando estamos dispostos a ceder sem abrir mão do que nos constrói.
    Lindo final de semana para ti.

    ResponderExcluir
  5. vou nem mentir... dou o maior valor a comprar vestido novo.*-* tem que curtir o momento, é a formaturaaaaaaaaaa! momento único ( e que foi ótimo)
    mas pode morrer de ser elegante, não gosto de vestido longo porque a barra arrasta quando você tira o sapato de cansaço...é ' a treva'.e não precisa ser uma barbie, cada um tem seu estilo próprio...
    tá,NADA A VER...

    enfim, acho que o terno tem esse efeito também...:D

    ResponderExcluir
  6. "Os meninos com roupa de velho": melhor definição que alguém já deu sobre "trajes formais"! E o pior é ver gente que não abre mão disso de jeito nenhum, mesmo quando tá o maior calor...

    ResponderExcluir