sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Copenhague e sua (falta de) consequência



As notícias da Conferência de Copenhague, a pretensa salvadora do mundo, fariam-me rir se o caso não fosse tão sério. Os grandes líderes mundiais fingem que vão defender a causa ambiental e o resto do planeta finge acreditar que dará resultado. Não que todos estejam comprometidos com o setor industrial, mas a maioria nem tenta camuflar os seus interesses.
Os impasses começam logo quando se fala em dinheiro. Os maiores poluidores, com suas economias proporcionais às emissões de gás carbônico, recusam-se a pagar a conta e tentam, de todas as formas, aumentar a tolerância à emissão dos poluentes. O mundo subdesenvolvido, por sua vez, também não aceita as taxas propostas, com o fundamentado receio de terem seu crescimento estancado, já que os emergentes começam a ameaçar as potências não mais tão hegemônicas. A fiscalização do fundo verde - para ajudar os países pobres a lidar com a mudança climática - pode ser uma ameaça à soberania deles, ajudando a justificar mais um desentendimento.
Como ninguém quer ceder, a reunião terminou desacreditada, já que o acordo ficou para 2010. Para completar, ainda houve a declaração de Sarah Palin - que nem na conferência estava - a Obama, dizendo que o presidente deveria resistir às pressões e salvar o emprego dos estadunidenses. Provavelmente, às custas do resto do mundo, como de praxe.

3 comentários:

  1. Hoje penso que estes encontros são o que de mais inútil existe, em termos de repensar o planeta.
    O que é preciso é uma mudança na forma individual de se ver o planeta, para uma visão coletiva.
    Isto só é possível se cada pessoa, conseguir ver a sua importância para a preservação do planeta, rever seus hábitos de consumo.
    Menor consumo, menor produção, menor aquecimento.

    Aproveito para desejar-te um feliz natal.
    Que o Natal reafirme em ti a certeza:
    Não somos parte do amor,
    somos o próprio amor.
    Que possamos envolver nossas famílias, amigos e humanidade com a força deste sentimento.

    Estrelas de paz brilhem em ti.

    ResponderExcluir
  2. É como eu tava falando com uma amiga minha...
    ela tava preocupada que Copenhague fosse um dos temas da redação da ufc, e me pediu informações sobre o assunto(eu vi umas noticias no jornal) porque ela não sabia de nada sobre isso,
    ai eu disse:
    -mulhé, o de sempre. Se reunem, armam a confusão e nunca dá em nada.
    ela começou a rir, mas concordou.
    É muito dificil quem detem os maiores contigentes de dinheiro se absterem de parte dele em favor do planeta, da natureza, do futuro. O problema é que eu acho que ainda não se tocaram que ou eles agem agora para salvar a terra, ou a gente entra em um caminho de destruição e catastrofes sem volta(exemplo: aumento do aquecimento global), se é que a gente já não tá na segunda opção.

    ResponderExcluir
  3. o que move o mundo é o dinheiro, infelizmente. desde moleques nos fizeram associar o prazer com o consumo, e a aceitação com a ostentação. fomos condicionados a ser combustível para algo bem maior do que o homem, do que a própria humanidade. pra acabar com a fome, com a desigualdade e com o aquecimento global, basta cortar o suprimento dessa locomotiva estúpida que ruma para lugar nenhum. mas, francamente, quem vai fazer isso? quem vai quebrar um ciclo tão cômodo, que só vai ser percebido daqui a vários anos? o idiota repleto de slogans e vazio de vontades que nós chamamos de homem contemporâneo, definitivamente, não será de grande ajuda.

    ResponderExcluir