sábado, 8 de maio de 2010

É de lei



Ao chegar ao fim da segunda parte da empreitada para tirar a Carteira de Habilitação, as aulas de Legislação, fico imaginando o que passa pela cabeça de quem as faz obrigatórias. Lógico que é necessário ter uma noção do que se passa no Código de Trânsito, mas daí a decorar as infrações - que, normalmente, continuam a ser cometidas -?
O pior é que, se o objetivo é conscientizar, ele vai por asfalto abaixo. Como se costuma fazer após uma avaliação, esquece-se do que foi estudado, principalmente, na prática. Prova disso são as altas taxas de morte no trânsito. Será que toda essa burocracia é, de fato, a solução?
O ditado "santo de casa não faz milagre" é verdadeiríssimo no Brasil. Décadas depois dos estudos de Paulo Freire, inclusive ressaltando a importância da autonomia do aluno, ainda se insiste na imposição das determinações, sem diálogo algum. Em um local onde, ao invés de preocuparem-se em mudar a lei, os "cidadãos" preferem buscar meios de dar um jeitinho e burlá-la, é, realmente, muito mais conveniente.

2 comentários:

  1. Querida Camila.

    Estes cursos trazem no seu nascedouro uma boa idéia.
    Mas como tudo no Brasil,
    acaba sendo disvirtuado por não conseguirem
    dar um sentido
    ou apontarem um sentido
    para o grave problema do trânsito brasileiro.
    Imagino que se nas salas de aula,
    os alunos aprendessem sobre trânsito desde jovens,
    aprendessem a respeitar o outro,
    e a usar outras formas de transporte para poupar o planeta,
    estes cursos valeriam a pena.

    Que a vida esteja plena em ti.

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  2. É aquela velha história: decoramos a matéria para a prova, ao invés de aprendê-la. Em seis anos de faculdade, as cadeiras em que mais aprendi foram as que eu tive de fazer trabalhos de pesquisa, nunca as que apenas tinham provas.

    E, de fato, qual a necessidade de se decorar todas as infrações de trânsito? Tirando a proibição de se andar a mais de 60km/h nas vias principais das cidades e o respeito à faixa de segurança, muitas vezes dependemos de sinalização para saber o que é ou não infração num determinado trecho.

    Claro, isso depende que as autoridades municipais mantenham a cidade bem sinalizada, o que já é outro problema...

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