sábado, 5 de junho de 2010

Viva o verde!

Dia do Meio Ambiente é um prato cheio para autopromoção de empresas que dizem ter um compromisso com a preservação da natureza. Até acredito, ainda que com muitas desconfianças, que algumas delas tenham o compromisso com o desenvolvimento sustentável e coloquem em prática algumas ações alegadas, mas engolir que todas que propagam suas benesses de fato o façam é pedir demais à minha consciência.
Tiro pela propaganda de um shopping de Fortaleza, construído no meio do mangue, que alega ter plantado toda a área verde existente ao redor. Achando pouco, mais um edifício está sendo concluído. Desta vez, a poucos metros do rio existente. Em uma cidade na qual qualquer chuvinha parece um dilúvio, um empreendimento do tipo será ótimo para agravar a situação caótica das nossas ruas e aumentar os treinamentos de salto em distância por quais os pedestres têm que passar para poder caminhar sem se molhar. Sem falar das outras implicações, porque construções desse porte não acarretam pequenas consequências.
Há, ainda, a moda verde, como se consumir exacerbadamente não fosse uma das formas de contribuir para a poluição, desmatamento e exploração dos recursos naturais. Para tirar eximir o consumidor de qualquer culpa, as lojas oferecem sacolas retornáveis para a pessoa carregar os inúmeros acessórios dispensáveis que está levando, tudo para que o consumidor só se preocupe em comprar, porque, do resto, o sistema cuida. E como está cuidando bem, não?

5 comentários:

  1. Querida amiga.

    Pior do que as propagandas,
    são os que acreditam nestas propagandas.
    Tempos difíceis estes que vivemos,
    onde o pensar e ser coerente com o pensar,
    é algo raro.

    Dias de paz para ti.

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  2. E temos mais alguns absurdos, como algumas propagandas de carros "4x4" andando no meio da selva, subindo montanhas, mas escondem que é o veículo mais poluidor que existe. E aí os que "gostam da natureza" compram...

    Sem contar a empulhação dos tais "créditos de carbono", que nada mais são do que "pagar para continuar poluindo".

    Não se ataca o problema pela raiz, porque aí muitos deixariam de lucrar...

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  3. Só acho que tu poderia ter dito: o shopping iguatemi.
    Ficou meio Diário do Nordeste este "um certo shopping no mangue"
    ô

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  4. Olá minha linda, entrei em seu mundo, e li aki seu coração, e ele é lindo, por isso aki te sigo aki fico aki te leio.
    com carinho
    Hana

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  5. Fico cada vez mais emocionada com a preocupação das empresas próspero-lucrativas com a continuidade da vida na Terra. ¬¬
    Muito bom post, Camilinha! Talvez se todo mundo junto decidir gritar nos ouvidos deles, eles deixarão de fingir que são surdos, cegos e inocentes.

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