domingo, 27 de junho de 2010

Ler devia ser proibido


Peguei-me pensando, ultimamente, em algumas coisas que tiveram um papel fundamental na formação do meu caráter e das minhas convicções, e, sem dúvida alguma, a leitura foi uma parte imprescindível. Claro que os livrinhos que lhe introduzem ao mundo das letras são importantes, mas falo do que realmente dá suporte ao pensamento, do que, de fato, como diz Mário Quintana, muda as pessoas, e as ajuda a mudar o mundo.
Já escutei, em pleno século XXI, pessoas dizendo que "quem lê demais fica meio doido, ateu, subversivo, perigoso". Então, que sejamos realmente perigosos, independentemente do credo ou da sanidade mental, porque, se for pra transformar esse mundo, tem que ser subvertendo.

"E tão bela é a manhã da liberdade que vale a pena morrer por ela, dar a vida pela certeza de que ela vem, que chegará para os homens. Mas, ah!, amiga, morrer é fácil, seja por uma mulher, seja pela liberdade! Difícil é viver uma vida se sofrimento e de luta, sem desanimar e sem desistir, sem se vender, sem se curvar. Mais que a morte, a liberdade pede a vida de cada um, todos os seus momentos, todas as suas forças."
Jorge Amado - Trecho de "O Cavaleiro da Esperança"

5 comentários:

  1. Imaginando a Camila levantando seu braço de revolução..
    Faço das suas palavras as minhas:
    "Então, que sejamos realmente perigosos, independentemente do credo ou da sanidade mental, porque, se for pra transformar esse mundo, tem que ser subvertendo."

    e lindo esse trecho de "O Cavaleiro da Esperança", lindo, lindo!

    ResponderExcluir
  2. Querida Camila.

    Eses dias com a morte de Saramago, fiquei um pouco mais triste.
    Triste por ver poucas pessoas escrevendo coisas que façam sentido ( é tanta história de vampiro e bruxo que acho que eu é que estou errado ).
    Triste por ver pouco compromisso social de quem escreve, e quase ninguém disposto a ler os poucos que escrevem.
    Mas devemos ter sempre esperança, e sermos a mudança que desejamos para o mundo...

    Dias de paz para ti.

    ResponderExcluir
  3. "Então, que sejamos realmente perigosos, independentemente do credo ou da sanidade mental, porque, se for pra transformar esse mundo, tem que ser subvertendo."

    Assino embaixo!

    ResponderExcluir
  4. saravá! camila cara, posso não ter religião, mas faço da minha estante um templo, e de cada livro uma prece, por que se a humanidade tem salvação, ela começa aí. bonito texto.

    ResponderExcluir
  5. "Então, que sejamos realmente perigosos, independentemente do credo ou da sanidade mental, porque, se for pra transformar esse mundo, tem que ser subvertendo." fazemos de suas palavras as nossas, pois o que o mundo precisa não são apenas de blablabla, mas sim de pessoas que leem e sabem exatamente o falam e o que defendem. Pessoas que independente de religião ou crença, fazem o que sentem e já que o mundo não está a nosso favor, que pelo menos nós mesmos lutemos por aquilo que para nós é importante.
    Gabriella Guimarães e Roberta Mendes

    ResponderExcluir