quinta-feira, 2 de julho de 2009

We all want to change the world




É curioso o quanto a simples ida a um lado da cidade que não costumamos visitar pode ser reveladora. Ao cruzar Fortaleza para desbloquear minha carteira de estudante, acabei fazendo algumas constatações, desde a existência de uma cidade dentro da outra até as insatisfações com o poder público que só aparecem quando pisam no nosso calo.
Devido à demora para resolver as pendências, as pessoas começavam a reclamar e a "revoltar-se", uma revolta que provavelmente acabaria quando chegassem a casa com seus problemas solucionados. Pergunto, então: E a indignação pelo abandono aos que não têm o que comer, vestir e vivem na miséria absoluta? Estes nós não vemos todo dia, não são de casa, não nos atinge. Lembro-me dos muitos que dizem não aceitar as mazelas do mundo e a ação é contrária ao discurso enfeitado que possuem (qualquer semelhança com muitos políticos e "religiosos" não é mera coincidência).
Na volta para casa, passei por uma Igreja Universal que, anunciando seu novo produto, como o fazem as grandes corporações, prometia a gota da salvação. Será uma forma atualizada de comprar o lugar no céu? Não sei como os “responsáveis” por tal empreendimento não ficam com peso na consciência de explorar quem já pouco possui. O irônico é que Leonardo Boff foi expulso da Igreja Católica por defender os oprimidos quando a instituição não o fazia e hoje é moda explorá-los usando a “espiritualidade”. É o capitalismo e sua capacidade de reinventar-se.

6 comentários:

  1. O que nos faz melhores é ver os problemas. Depois analisá-los. Em seguida observar se não os estamos reproduzindo. Finalmente fazer o mínimo para resolvê-los. Deixar as nossas marcas positivas no mundo. Não ser contra nem a favor de tudo, mas ser pessoa no seu sentido mas completo, e incomodar o mundo por isso, pois como dizia o grande Belchior, palavra pessoa hoje não soa bem...
    Filhinha, você é do bem.

    ResponderExcluir
  2. a gota da salvação?O que há de mais retrógrado. Será que estamos involuindo até a Idade Média, com as chamadas indulgências?
    Sou católica fervorosa, mas sei muito bem das inúmeras falhas que a instituição Igreja faz.E uma delas foi ter ex-comungado o Boff por tais motivos.Lastimável.

    ResponderExcluir
  3. Acho que os evangélicos esqueceram o porquê deles terem se separado da igreja católica.. Eu quase todo dia passo os canais de madrugada e vejo as inúmeras idiotices da igreja universal. é a gota da transformação, o bálsamo sagrado, o óleo de fogo, tudo o que puder enganar e tomar dinheiro, eles fazem. Indulgência? relíquia? falta só o pedaço da cruz de Cristo..

    ResponderExcluir
  4. para o seu deleite: http://www.arcauniversal.com/index.jsp especialmente a parte do dízimo. erick

    ResponderExcluir
  5. Detalhe, a tal "Gota da Salvação", segundo eles, cura a aids!!! kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Religião é, de maneira geral, uma união entre corações quentes e cabeças vazias. São pessoas em busca de dar ou receber amor e ajuda, de se livrar de dúvidas e aflições e viver melhor, sem, contudo, analisar isso criticamente, sem pensar, sem expressar sua individualidade. "Igreja não é lugar de pensar". A crença em algo superior, todavia, é possível. Basta fazê-lo conscientemente, de forma crítica e pensante. A Igreja Universal do Reino de Deus é nada mais do que a manifestação capitalista desse mal humano que é a religião, se aproveitando de corações desesperados e de mentes frágeis.
    A propósito, "Revolution" é uma musica bem ambigua... naquele mar de musicas revolucionarias dos anos 60, ela diz "nao contem comigo" pros revolucionarios mais extremistas (leia-se voce)... no final de algumas versoes, entretanto, os beatles "mudam de ideia" e dizem que podem sim contar com eles...

    ResponderExcluir