domingo, 24 de janeiro de 2010

Do dia em que a síndica ligou para mim



Coloquei o texto abaixo no elevador do meu prédio após ser comunicada que as secretárias não mais poderiam utilizar o elevador social ou transitar pela referida área. Quando cheguei em casa mais tarde, esperava-me a notícia de que a síndica me ligou para esclarecer os fatos. O resultado foi que todos continuam a transitar pelos mesmos lugares, como deve ser em um país que pretende ser democrático.

Gandhi, na época da luta pela independência da Índia, disse que acreditar em algo e não vivê-lo é desonesto. Buscando a construção de um mundo justo, sinto-me obrigada a protestar contra um acontecimento dos últimos dias no condomínio e que, por envolver pessoas, é gravíssimo. É bom lembrar que, ao contrário do que a ideologia burguesa gosta de fazer-nos praticar, todos têm os mesmos direitos. Ou será que alguns são mais iguais que outros, como coloca George Orwell?
O fato é que fui surpreendida pela determinação de que as secretárias não mais poderiam passar pela área social por uma decisão do condomínio. Pergunto: quem é o condomínio? Até onde sei, também faço parte dele e não fui consultada sobre tal absurdo.
É comum dizer que no Brasil não existe racismo. Respondam-me, então: tal imposição significa o que? Pode não ser relativo a cor, mas é um apartheid. Sei que, para muitos, ainda deveria existir escravidão e greve deveria ser dissolvida à bala - assim, Lula nunca teria virado presidente -, mas peço que pensem nos ensinamentos cristãos, ou, os materialistas, no senso de justiça. Ao contrário do que se diz, ela não é utopia, mas precisa do comprometimento de cada um para existir. Peço que não deixem o espírito natalino no shopping ou no personagem que encarnam na Igreja. Façam melhor: tragam-no para a vida real.
Lembrem-se de que a vida material é passageira, e de que a única coisa que deixamos é o bem que fizemos aos outros, pois felicidade só é real quando compartilhada.
Um feliz Natal bem indignado.*

*Ironicamente, a determinação aconteceu bem próxima ao Natal.

3 comentários:

  1. Hoje estes problemas não são fatos isolados.
    Existe algo mais irracional do que casais nos shoping center ( a grafia revela a inutilidade deste espaço ), com suas babás vestidas de branco, e a alegria de mostrar a todos a capacidade econômica?
    Penso que o cristianismo quando colocado em prática é belo.
    Palavras memorizadas sem um exercício prático são teatro.

    Cultive os sonhos sempre.

    ResponderExcluir
  2. Em primeiro lugar, parabéns pela atitude! Que bom que existam pessoas que têm capacidade transformar sua indignação em uma ação propriamente dita!

    Quanto ao racismo no Brasil, para se ter uma ideia de como ele existe, basta simplesmente ouvir o que dizem algumas pessoas. Pois já ouvi gente, ao elogiar um serviço, dizer que foi "trabalho de gente branca". Muitas vezes sem sequer saber que o ótimo trabalho foi feito por um negro.

    ResponderExcluir
  3. CA-RAM-BA!
    *-*
    Sou teu fã, agora! \o/
    hioasdoihasdoihasdoiuhasdoihasdoihasd

    Poxa, cara... absurdo o que aconteceu. Mas adorei a atitude! \o/

    ResponderExcluir