sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Notícias de terra (não tão) civilizada

A cada vez que abro um site de notícias, aparece mais sofrimento causado pelo terremoto no Haiti. Se eles podem devastar até países que dispõem de alta tecnologia, imagine o que fazem com um dos nossos mais pobres vizinhos.
Obama disse logo que seu país deveria assumir o papel de líder. Espera-se que não o desempenhe como de costume, pois as consequências não tendem a serem favoráveis. Felizmente, há o comprometimento não apenas textual - já que este é muito fácil, exigindo pouco sacrifício -, mas também econômico, imprescindível para tornar a vida, pelo menos, suportável no país.
Na contra-mão da "corrente do bem", aparecem os grandes conservadores para colocar a culpa no sobrenatural,acusando os haitianos de terem feito um pacto com o diabo, o que acabaria causando a sua miséria. Bem mais conveniente que mostrar como a resposta francesa à descolonização do Haiti teve seu papel fundamental para agravar os problemas.
Enquanto isso, milhares de corpos vão sendo enterrados em vala comum. Provavelmente, muitos eram só corpos mesmo, pois a condição de pessoa foi embora ainda na insalubre vida.

4 comentários:

  1. A morte no Haiti deve servir de recado aos colonizdores e aos que dão sustentação ideológica á dominação do homem pelo homem. É preciso manter viva a indignação diante de situações que afrontam a dignidade da vida humana.

    ResponderExcluir
  2. Minha amiga de sonhos.

    Quando conseguimos sentir a dor do outro é sinal de que ainda somos humanos.
    Aprendemos também que próximo a nós muitos também morrem de modo lento. Morrem pela falta de saúde, educação, afeto...
    Pessoas que mesmo sem nos conhecer precisam de nós.

    Fim de semana de estrelas para ti.

    ResponderExcluir
  3. Não consigo explicar, o mal estar que sinto diante de tamanha calamidade, de um país sepultar os seus em escombros. Um lugar do não tem água, não tem energia, não tem serviços públicos, ainda por cima localizar-se numa área geológica tão frágil, esta na emenda das placas... ehhh, ver a ação da própria "mãe", no caso madrasta natureza causar um fenômeno tão implacável e destrutivo. Fico pensando em mil coisas: a natureza está viva, percebamos isso urgentemente; como regenerar a alma, a esperança de um povo; como alimentar tantos famintos; como reconstruir prédios, hospitais e educar o povo para a idéia da regeneração?????????????????w UFA!!! Sei que é importante falar e fazer algo, a menor coisa, mas fazer.

    ResponderExcluir
  4. O Haiti paga até hoje o preço de ter sido o primeiro país livre das Américas. Os Estados Unidos proclamaram a independência em 1776, mas tinham milhões de escravos negros; no Haiti em 1804 os negros cometeram o pecado de quererem liberdade e, pasmem, consegui-la. E assim o país virou exemplo do que "não devia acontecer" para as "heroicas" elites que empreenderam as independências dos demais países latino-americanos. E, claro, para as potências europeias que já voltavam seus olhos para a África, não podiam aceitar uma nação negra e livre...

    E a França, que fizera uma revolução por "liberdade, igualdade e fraternidade", acabou gerando Napoleão, e fazendo de tudo para negar seus valores revolucionários ao Haiti.

    --

    Aproveitando para avisar, já coloquei um link para cá lá no Cão Uivador! ;)

    ResponderExcluir