quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

CHII-CLEE-TE!

É incrível como as músicas de qualidade duvidosa pregam na cabeça com uma facilidade imensa. Basta escutá-las na rua uma vez para que elas passem o dia ressoando, enquanto você tenta concentrar-se, ou, simplesmente, ficar em silêncio, ainda que internamente.
O que mais me espanta nelas, no entanto, não é a capacidade de se fazer memorizar, mas as letras sem conteúdo algum. "Eu quero mais é beijar na boca", "Paz, Carnaval, futebol: não mata, não engorda e não faz mal", "Encosta n'eu, dá um cheiro n'eu", pérolas da poesia, ficam sendo repetidas como mantras, lembrando-me as lavagens cerebrais de "Admirável Mundo Novo".
Em uma sociedade vazia, elas reproduzem a mentalidade da população, preocupada apenas com o prazer a qualquer preço - que saudades dos epicuristas e seu hedonismo inteligente - e com o placar do jogo de domingo. Pior ainda, condicionam-na a crer que estão vendo tudo o que existe, servindo para conformá-la e controlá-la.
É necessária, portanto, uma reeducação - até ideológica -, pois não há avanço sem confronto com a realidade. Se as músicas da moda não mais agradáveis, poucas delas acrescentam algo ao ouvinte. Que falta fazem os Festivais de Música que representavam toda a resistência e força de uma geração. O problema é que, talvez, o que falte não seja os Festivais, e sim, a resistência.

2 comentários:

  1. Essas músicas são um inferno. Aquela "Festa no Apê", então... Um amigo meu, colega de faculdade, ouviu ela no trabalho à tarde, e à noite, durante a última prova do semestre (sorte dele que já estava passado), de repente aquela coisa "baixou" na cabeça dele e então ele resolveu confessar pro professor que estava enrolando na resposta de uma questão, porque não conseguia mais se concentrar na prova. Sorte minha que eu ainda não conhecia a música, porque ainda precisava de um pouco de nota para passar naquela disciplina...

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga Camila

    Não há o que se possa dizer sobre estas músicas.

    No YouTube estão sendo disponibilizados vídeos de Taiguara, grande artista brasileiro que não se rendeu ao sistema, nem tão pouco desisitiu do seu País.
    Há uma música: QUE AS CRIANÇAS CANTEM LIVRES, melhor qualidade. Se puder escute e reflita sobre ela. Muito para aprender e depois muito para ensinar.


    Linda semana para ti.

    ResponderExcluir